Pular para o conteúdo
Logotipo Hospital São Camilo

Em breve, teremos nosso Canal de Denúncias

Com o intuito de estimular a comunicação de situações que venham a ferir os princípios éticos das Entidades Camilianas, em breve você terá acesso ao nosso Canal de Denúncias.

Com isso, buscamos assegurar um ambiente livre de assédio ou qualquer tipo de irregularidade, pois entendemos que qualquer má conduta prejudica não apenas as instituições em si, mas todos os públicos com quem nos relacionamos, entre eles os próprios colaboradores, bem como clientes, fornecedores e outros parceiros.

Assédio, perseguições, fraudes ou outros tipos de condutas inadequadas podem ser denunciadas neste canal. É uma maneira de as Entidades Camilianas identificarem problemas, apurarem as causas e, sobretudo, tomarem decisões a fim de mitigar recorrências e estabelecer um clima organizacional positivo.

 

Ferramenta terceirizada garante eficiência

Ter um Canal de Denúncias eficiente e isento é determinante para a iniciativa. Por isso, contaremos com uma ferramenta terceirizada para assegurar ao denunciante o seu devido anonimato – se assim optar –, de maneira a resguardar a sua identidade. É uma forma de possibilitar que o indivíduo não se sinta inibido ao realizar a denúncia e, ainda assim, levar o caso ao conhecimento das lideranças das instituições. Toda denúncia realizada será tratada de maneira sigilosa.

 

Como as denúncias são apuradas

Após o recebimento da denúncia, uma equipe especializada e independente avaliará criteriosamente o conteúdo e as informações fornecidas pelo denunciante. Se necessário, poderá realizar uma investigação interna com o objetivo de apurar evidências e dados sobre a situação denunciada. Todo o processo será conduzido de forma imparcial e objetiva, seguindo princípios éticos e legais.

Durante a apuração, é possível que os envolvidos sejam entrevistados, e a confidencialidade dos dados será mantida a fim de proteger denunciante e denunciado. Ao término da investigação, a partir das análises, as medidas cabíveis serão adotadas.

 

Quem pode fazer uma denúncia

Pode fazer uma denúncia toda e qualquer pessoa que observe alguma suspeita de irregularidade relacionada à atuação dos colaboradores das Entidades Camilianas, sejam eles contratados diretamente em alguma das nossas instituições ou prestadores de serviços.

 

Quais situações podem ser denunciadas

Há diferentes tipos de situações que podem ser denunciadas. Abaixo, seguem alguns exemplos:

  • Violação do Código de Conduta Ética São Camilo;
  • Práticas abusivas ou discriminações;
  • Descumprimento de políticas internas ou de procedimentos;
  • Fraudes;
  • Adulteração ou falsificação de documentos;
  • Situações de conflito de interesses ou de favorecimento indevido;
  • Vazamentos ou uso indevido de informações, sejam quais forem;
  • Utilização indevida de bens das nossas instituições;
  • Recebimento de suborno, propina, favores ou demais outras vantagens impróprias.