Como surgiu a Província Camiliana Brasileira
A história dos Camilianos teve início em 1582, em Roma, Itália, quando foi fundada a Ordem dos Ministros dos Enfermos – Camilianos, pelas mãos de São Camilo de Lellis, que buscava empregar o conceito de saúde vinculado ao bem-estar do ser humano. Alguns séculos depois, essa história chegaria ao Brasil com a mesma missão de cuidar dos enfermos.
Em 1922, os primeiros Religiosos Camilianos – Pe. Innocente Radrizzani e Pe. Eugênio Dallagiacoma – saíram da Itália em direção ao nosso país, chegando em Niterói (RJ) e deslocando-se para Mariana (MG). Uma semana depois Pe. Radrizzani decidiu viajar para São Paulo (SP), e entendeu que seria ali o local onde as obras da Ordem dos Ministros dos Enfermos teriam início no Brasil e germinariam por todo o País com o passar dos anos.
Sob a liderança do Pe. Innocente Radrizzani, em 1923, os Camilianos deram início efetivo, em terras brasileiras, aos princípios estabelecidos por São Camilo de Lellis. Da capital paulista, Pe. Radrizzani seguiu para outras regiões e foi estruturando o trabalho religioso e de assistência à saúde dos Camilianos.
Em 1946, quando iniciadas as obras de construção de um hospital na Vila Pompeia, foi fundada a Província Camiliana Brasileira, tendo sido o Pe. Innocente Radrizzani escolhido como o primeiro Provincial.
Os Camilianos, ao longo de um século, vêm escrevendo importante história no Brasil, nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Religiosidade, sempre com olhar em relação ao próximo na doação de sua própria vida para cuidar dos doentes e mais necessitados e na formação de profissionais da Saúde. Isso é o que norteia as atividades das Entidades Camilianas por todo o País.
Deseja saber mais sobre os Religiosos Camilianos?
Acesse o site os Camilianos