Fundado em 1936 pelo Pe. Balint, da Congregação do Sion, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), o Círculo Social do Ipiranga surgiu com o propósito de realizar atividades de educação, lazer e de saúde para a população em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, desde crianças e jovens a adultos e idosos, sem qualquer participação financeira dos beneficiados. E, para alcançar esse propósito, foi construído o Hospital Leão XIII, hoje Hospital São Camilo – Ipiranga.
Em 16 de fevereiro de 2000, o Círculo Social do Ipiranga foi assumido pelos Camilianos, transformando-se, portanto, no atual Círculo Social São Camilo que, ao longo de sua trajetória, mantém a excelente reputação que sempre desfrutou.
Atualmente, o Círculo Social São Camilo possui duas unidades: Centro para Juventude Nossa Senhora do Ó (CJNSÓ) e Centro para Crianças e Adolescentes Nossa Senhora do Ó (CCANSÓ).
O CJNSÓ foi fundado em 2003, pela Obra Assistencial Nossa Senhora do Ó (Oanso), que o administra após assinatura de termo de parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo. A unidade tem como foco a constituição de espaço de convivência, oferecendo projeção social a jovens em situação de vulnerabilidade e risco, principalmente da zona Norte de São Paulo, onde está localizado, com encaminhamento validado pelo Centro de Referência de Assistência Social.
Os adolescentes e jovens participantes do projeto têm à disposição cursos para a preparação e inserção no mercado de trabalho. Também são oferecidas atividades que estimulam a vida em comunidade, como esportes e artesanato. O CCANSÓ, localizado na Freguesia do Ó, também na zona Norte de São Paulo, foi fundado em 2002, e proporciona atividades que favorecem a convivência em grupo, desenvolvem a sociabilidade e contribuem para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, sendo administrado pela Oanso, após assinatura de termo de parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo.
As aulas e oficinas oferecidas são voltadas para as áreas recreativas, culturais e esportivas, como artes marciais, esportes coletivos, dança, judô, jiu-jitsu, capoeira, teatro e informática. A unidade também disponibiliza oficinas de artesanato e crochê ministradas por voluntários.
Deseja saber mais detalhes sobre o Círculo Social São Camilo?
Acesse o site: Círculo Social São Camilo